ÁREA DO ASSOCIADO

Esqueci minha senha

Consulta de Certificados
Emissão de Certificados

Newsletter IBAPE-MG

Cadastre-se e receba novidades sobre cursos, notícias e artigos.

Minas Gerais

Revista Ibape-mg

Notícias

Incêndio em um abatedouro na China deixa 119 são mortos. - 04/06/2013

Na China a imprudência e as más condições da edificação e pela ausência de segurança do trabalho ocasionaram a morte de mais de 119 pessoas. Segundo equipe de resgate garantiu que a infraestrutura interior do edifício, um modelo pré-fabricado, e suas estreitas portas de saída dificultam os trabalhos de ajuda. Foi constatado que maior parte das saídas de emergência estaria trancada, e irregularidades no tamanho dos corredores da edificação que são muito estreitas o que contribuiu para o alto número de vítimas.

Para que serve uma inspeção predial?

Uma inspeção predial de uso e manutenção tem o objetivo de verificar as condições de uso e de manutenção preventiva e corretiva da edificação para que acidentes desta magnitude sejam evitados. Deve ser realizada periodicamente e por profissionais habilitados através de metodologia técnica. Uma inspeção predial é realizada através de uma visão sistêmica da Edificação, chamada de vistoria de conformidade. Ela classifica não conformidades em graus de risco e orienta o plano de manutenção e registros. Em uma análise do risco de uma edificação, a classificação das anomalias encontradas nos diferentes itens da edificação, esta diretamente relacionada ao seu grau de urgência, como fatores de conservação, depreciação, saúde, segurança, funcionalidade e dos sistemas da edificação.

No caso do acidente que aconteceu na China, em um laudo de inspeção predial, certamente as condições de segurança dos usuários  oferecido pela  edificação seria considerado grau de risco crítico, pelo  risco iminente contra a saúde e segurança do funcionários da fabrica.

  • (Clique na imagem para ampliar)