ÁREA DO ASSOCIADO

Esqueci minha senha

Consulta de Certificados
Emissão de Certificados

Newsletter IBAPE-MG

Cadastre-se e receba novidades sobre cursos, notícias e artigos.

Minas Gerais

Revista Ibape-mg

Notícias

DIA DO ENGENHEIRO AVALIADOR E PERITO DE ENGENHARIA - 13/12/2013

O IBAPE MG deseja tudo de bom no ano de 2014 e parabeniza os profissionais pelo seu dia.

A escolha da profissão é de grande importância para a vida do indivíduo. É o caminho que o levará a conquista da vida pelo trabalho no dia a dia, tornando-o mais feliz e fazendo felizes aqueles que com ele colaboram para a conquista.

               Ser engenheiro não é fácil!

               É preciso se entregar ao trabalho com responsabilidade, coragem, dedicação e respeito por si mesmo e pelos seus colaboradores. Isso porque a engenharia, como o próprio nome indica, é um engenho onde todas as peças têm seu valor no sucesso do todo que se pretende construir.

               Não há na sociedade moderna nenhum campo de atividade em que o engenheiro não esteja presente através de seu trabalho. Desde a construção de imensas barragens para aproveitar dos rios a energia elétrica que dá vida a cidades e vilas, até os hospitais, com seus equipamentos sofisticados colocados a serviço da saúde do homem.

               Desde os locais ermos e longínquos que se comunicam com os grandes centros urbanos através da telemática, até o fundo dos oceanos de onde se retira o petróleo que movimenta todos os meios de transporte, o engenheiro exerce um papel fundamental na construção da historia da humanidade. Por isso, ser engenheiro exige vocação para tal, para que tudo se realize em uma caminhada harmoniosa em busca das vitórias.

               A complexidade do mundo moderno marcada pelo espetacular avanço da ciência e da tecnologia obrigou o engenheiro a se especializar para, em parceria com os outros profissionais, ser capaz de solucionar novos problemas emergentes. Mas, ao mesmo tempo em que o conhecimento específico é essencial na sua formação, o mundo que se apresenta para ele não é dividido em especializações e sim um mundo inteiro, complexo, exigindo uma visão ampla e integrada para sua compreensão, uma postura ousada de espírito inovador e empreendedor, e, sobretudo, um olhar solidário e humano para a realidade social, em especial, dos mais desafortunados.

         Nesta linha de raciocínio, merece destaque a especialidade da engenharia que tem como objetivo subsidiar tomadas de decisões a respeito de valores, custos e alternativas de investimentos, envolvendo bens de qualquer natureza e do especialista que opina sobre questões que lhe são submetidas pelas partes ou pelo juiz a fim de esclarecer fatos que auxiliem o julgador a formar sua convicção.

       Estou falando do Engenheiro Avaliador e do Perito de Engenharia. Neste dia comemoramos a nossa data oficial, instituída pelo CONFEA, através da Deliberação nº 46/2003 do CAN -Comissão de Assuntos Nacionais, de 27 de junho de 2003, portanto, é de fundamental importância dar a devida divulgação ao fato, pois fomos a primeira especialidade a ser reconhecida pelo nosso Conselho.

     Nós, do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícia de Engenharia (IBAPE/MG), temos um papel fundamental neste cenário através do nosso comportamento profissional e postura ética sendo referência para a sociedade devido a nossos conhecimentos técnicos – científicos, experiência profissional, astúcia, criatividade e perseverança, em prol do crescimento e a valorização da engenharia brasileira bem como, do progresso em conforto e segurança para seus habitantes. Cabe a cada um de nós, num esforço contínuo e fraterno, buscar a união e, através desta, o fortalecimento de nossa profissão e consequentemente do IBAPE/MG.

       

Alencar de Souza Filgueiras

Engenheiro Civil

Diretor Administrativo do IBAPE/MG