ÁREA DO ASSOCIADO

Esqueci minha senha

Consulta de Certificados
Emissão de Certificados

Newsletter IBAPE-MG

Cadastre-se e receba novidades sobre cursos, notícias e artigos.

Minas Gerais

Revista Ibape-mg

Notícias

POSSE DE DIRETORIA - IBAPE NACIONAL - 10/03/2014

O engenheiro baiano Arival Cidade irá intensificar as parcerias com as Entidades Públicas e Privadas visando a implementação das metodologias para as Inspeções Prediais, Perícias e Avaliações de Engenharia.

Durante a cerimônia de posse da nova diretoria 2014/2015, realizada na noite desta quinta-feira (20/02), no Fiesta Convenction Center, em Salvador, representantes dos setores de engenharia e arquitetura, demonstraram otimismo e grandes expectativas com a nova gestão do Instituto Brasileiro de Avaliações e Pesquisas de Engenharia (IBAPE).

Com mais de 50 anos de existência, é a primeira vez que a Entidade será dirigida por um baiano, o Engenheiro Civil, Arival Guimarães Cidade.

O IBAPE é hoje uma das instituições mais requisitadas e acreditadas no Brasil e no Exterior para serviços de avaliações, inspeções prediais e perícias de engenharia, sempre baseadas nas mais rigorosas normas da ABNT e do próprio IBAPE. E para dar sequência ao trabalho da antiga gestão, o novo presidente prometeu em discurso de posse, trabalhar para que o Instituto continue sendo uma das mais importantes entidades voltadas para a o aprimoramento e segurança das obras de engenharia do país.

Em seu discurso de despedida o Engº Osório Gatto fez uma breve exposição da trajetória do IBAPE nos últimos anos e das conquistas obtidas em sua gestão, notadamente a implantação do Programa de Certificação. Exaltou as qualidades e competência do novo presidente Arival Cidade.

A cerimônia contou com a presença de importantes representantes do setor de engenharia e arquitetura, entre eles o Presidente do CONFEA – Conselho Federal de Engenhara e Agronomia Engº José Tadeu que ressaltou a importância do IBAPE dentro do Conselho Federal. O Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia – CREA, Marco Antonio Amigo. Ele observou que Arival Cidade é uma profissional competente e tem uma história importante no IBAPE. “O sucesso é dele e de todas as pessoas que trabalharam juntas em prol do crescimento do IBAPE”, ressalta Marco Amigo. Já o vice-presidente do CREA-MG, Aurélio José Lara, destacou a importância do IBAPE como entidade de classe para o Conselho.

O presidente da DEMI, Nilson Sarti exaltou a competência do novo Presidente. O Presidente do SINDUSCON/BA, Carlos Henrique Passos, manifestou a satisfação em saber que um profissional como Arival Cidade comandara o IBAPE, e que, dado ao imenso acervo técnico poderiam viabilizar parcerias nos estudos de Normas que afetam o setor de construção. O Presidente do CAU-BA, Arquiteto e Urbanista GUIVALDO DÁLEXANDRIA BAPTISTA convidou o IBAPE a integrar o CAU.

A presidente do IBAPE na Bahia, a engenheira Rita de Cassia Almeida, destaca a importância do Instituto como agregador de profissionais da prática avaliação e de perícias ligados à engenharia. “Essa prática não existe no currículo acadêmico e por isso, é preciso ter uma associação, uma entidade que possa agregar esses profissionais”, afirma a engenheira. Rita de Cássia destaca ainda, que o novo presidente é um profissional altamente capacitado e de grande liderança no Setor.

O Vice Presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Gilberto Magalhães Occhi, representando o Presidente Dr. Jorge Hereda, também esteve presente na Cerimônia. Ele observou que a parceria com o IBAPE é fundamental dentro de uma atividade que a Caixa tem como o maior agente financeiro do Mercado Imobiliário do país.

Neste sentido ele lembra que somente no ano de 2013, a Caixa teve uma demanda de mais de um milhão de avaliações de imóveis e a experiência do IBAPE foi fundamentalmente para este trabalho. “Agora com a gestão de Arival Cidade, vamos continuar firmes, fortes e também com criatividade, oportunidade de negócios, e com uma necessidade de novas adesões. O IBAPE é uma entidade que vem e vai ajudar muito no crescimento do setor de engenharia, tão importante para a economia brasileira”, afirma o Vice Presidente.