ÁREA DO ASSOCIADO

Esqueci minha senha

Consulta de Certificados
Emissão de Certificados

Newsletter IBAPE-MG

Cadastre-se e receba novidades sobre cursos, notícias e artigos.

Minas Gerais

Revista Ibape-mg

Notícias

Cursos e workshops no segundo dia de pré-congresso para o XVIII Cobreap - 29/09/2015

Confira os temas de destaque no segundo dia do XVIII Cobreap.

No segundo dia de cursos e workshops do XVIII Cobreap alguns temas foram destaque como o curso de Avaliação Econômica em Empreendimentos Imobiliários ministrada pelo ex-presidente do Ibape Nacional, Osório Accioly Gatto, e o presidente do Ibape Nacional, Arival Cidade. No curso foram apresentadas avaliações de empreendimentos do setor imobiliário, indicadores de viabilidades, lucratividade do empreendimento, além de cases de empreendimentos que foram viabilizados em Salvador. Para Arival Cidade, o curso teve como ponto chave mostrar que existem ferramentas que permitam reduzir as incertezas de lançamentos imobiliários e mensurar os riscos de um empreendimento imobiliário.

Ainda na parte da manhã, o workshop sobre Vistoria Cautelar – Norma do Ibape-MG - apresentou as normas pioneiras do Brasil de vistoria cautelar sobre laudo de vizinhos. O palestrante Emerson de Mello, diretor técnico de ensino do Ibape Nacional, ressaltou que o workshop apresentou uma metodologia de como fazer os laudos e quais são os cuidados necessários nessa atividade.

No curso Avançado de Avaliação de Imóveis Rurais com Uso da Inferência Estatística, o engenheiro agrônomo, Marcelo Rossi de Camargo Lima, apresentou estudos de casos práticos em que foram usadas coletas de dados estatísticos para fazer uma avaliação mais detalhada.

No workshop de Arbitragem, DRB e Adjudicação, ministrado por Clémenceau Chiabi Saliba Júnior, Presidente do Ibape-MG e Francisco Maia Neto, Engenheiro Civil e Advogado, o tema discutido é uma novidade e promissor para a área. Chiabi explicou os termos que foram discutidos durante o workshop. A Arbitragem é uma alternativa ao judiciário onde o perito pode ser o juiz desde que seja imparcial, isento e indicado em comum acordo com as partes, sua decisão tem o mesmo valor de um juiz de Estado, ou seja, deve ser cumprida da mesma forma. O DRB ou CRD (Comitê de Resolução de Disputa) atua como se fosse um comitê de pessoas isentas formado no início de alguma obra e são capacitados para resolver problemas em tempo real, caso haja. Já a Adjudicação exerce a função próxima a de um comitê, porém com um único engenheiro responsável para resolver ocorrências durante a obra.

Outra discussão interessante foi o workshop sobre Inspeção Predial, apresentado pelo vice-presidente técnico do Ibape Nacional, Frederico Correia Lima Coelho, o engenheiro civil Antônio Carlos Dolácio e a engenheira civil e professora de cursos do Ibape-SP, Flávia Zoéga Andreatta Pujadas. Eles falaram sobre metodologia da inspeção predial, exibiram alguns cases como do Edifício Liberdade no Rio de Janeiro e mostraram as legislações em tramite nos níveis municipal, estadual e federal em todo o Brasil que estão em processo de aprovação, além das que estão vigentes.

E ainda teve a continuação dos cursos de Manifestações Patológicas em Revestimentos e Fachadas, pelo engenheiro civil Otávio Luiz do Nascimento, do curso de Cadastro Territorial Multifinalitário, ministrado pelo engenheiro civil Antônio Sérgio Liporoni, e dos cursos de Avaliação Econômica em Empreendimentos Imobiliários, e Avançado de Avaliação de Imóveis Rurais com Uso da Inferência Estatística.