ÁREA DO ASSOCIADO

Esqueci minha senha

Consulta de Certificados
Emissão de Certificados

Newsletter IBAPE-MG

Cadastre-se e receba novidades sobre cursos, notícias e artigos.

Minas Gerais

Revista Ibape-mg

Notícias

Dia movimentado no XVIII COBREAP - 30/09/2015

Confira alguns dos temas discutidos no primeiro dia de Congresso.

Na parte da manhã, foram abertas mesas redondas, painéis e palestras no XVIII Cobreap. No painel sobre “Passos da perícia após a queda do Viaduto Batalha dos Guararapes”, foram apresentados estudos relacionados à tragédia que ocorreu em julho de 2014. Um dos palestrantes, o engenheiro civil e vice-presidente técnico do Ibape Nacional, Frederico Correia Lima Coelho, demonstrou as etapas do processo e ressaltou a presença da equipe do Ibape desde o momento da queda até a liberação do tráfego, além de acompanhar o procedimento de demolição da alça. Participaram também deste painel o engenheiro civil Eduardo Tadeu Possas Vaz de Mello e o ex-presidente do Ibape-MG e Ibape Nacional Élcio Avelar Maia.

Na mesa redonda sobre “O papel do perito na solução de controvérsias”, a advogada e presidente do comitê brasileiro de arbitragem, Flávia Bittar Neves destacou os conflitos relacionados a contratos e ressaltou que uma das formas mais eficazes e eficientes para a solução de conflitos é a utilização da arbitragem. A mesa também foi composta pelo presidente do Ibape-MG, Clémanceau Chiabi Saliba Júnior, o advogado Augusto Tolentino e pela desembargadora Cláudia Regina Guedes Maia.

Também na parte da manhã desta quarta-feira, foi apresentado o painel sobre “Propostas de Alterações Norma ABNT NBR 14.653-1 Avaliação de Bens – Procedimentos Gerais”. A discussão contou com a participação do presidente do Ibape Nacional, Arival Cidade, do ex-presidente do Ibape Nacional, Osório Acciolly Gatto, o gerente executivo de Avaliação de Imóveis da Caixa Econômica Federal, Franck Esteves Ruffo, do ex-presidente do Ibape-SP e Ibape Nacional, Octávio Galvão Neto, e do engenheiro civil Sérgio Antão Paiva;

Já o painel de “Inspeção Predial X Inspeção em Manutenção” foi ministrado pela engenheira Civil e professora do Ibape-SP, Flávia Zóega Andreatta Pujadas, pelos engenheiros civis, Emerson de Mello, José de Souza Neto Júnior e Marcelo Soares Saldanha;

Houve também uma mesa redonda com participação da Feabran e do Ibape sobre “Check list de Indícios de Contaminação Ambiental em Função da Nova Resolução 4327 do Bacen”. Participaram o administrador de empresas e gestor ambiental, Antônio Ferrari, o presidente do Ibape Nacional, Arival Cidade, o gerente de risco socioambiental, Christopher Stephan Wells, o economista Mário Sérgio Fernandes de Vasconcelos, e o engenheiro e ex-presidente do Ibape Nacional, Osório Accioly Gatto.

O painel de “Avaliação para Fins de Tributação e Cadastros Multifinalitários” foi apresentado por Antônio Sérgio Liporoni, Cláudia de Cesare, Renata Denan Elias, Roberto Freitas Soares da Silva Filho, Rubens Alves Dantas.

Na segunda etapa de atividades, foi realizada uma palestra sobre a “Atuação do Engenheiro na Avaliação de Recursos Naturais e de Serviços Ambientais”, na qual o engenheiro civil e membro do Ibape-MG, André Montenegro Duarte, destacou alguns pontos como a formação, capacidade, habilidade, responsabilidade profissional e social dos profissionais que fazem avaliação de recursos naturais.

A palestra ministrada pelo engenheiro civil e presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações (Sobrea), Rubens Alves Dantas, foi sobre “A Evolução do Valor de Mercado de Apartamentos em Capitais Brasileiras em Relação ao Índice Fipezap”. O profissional destacou a importância do índice para medir os valores de imóveis, bem como os conceitos gerais, evolução do mercado nas capitais de estudo Porto Alegre e Fortaleza, comparação das capitais, além de mostrar a evolução da tabela Fipezap.

O presidente do Crea-Minas, Jobson Nogueira de Andrade, palestrou sobre o “Cálculo do BDI em orçamento de obras” e apresentou conceitos, formas de cálculos e tributos.

A palestra sobre “Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Imobiliários”, foi ministrada pelo engenheiro Civil e membro titular do Ibape-SP, Misael Cardoso Pinto Neto.

Na área de perícias foram realizadas as seguintes palestras: “Casos Especiais”, ministrada pelo engenheiro e professor da PUC-Rio, Sérgio Antônio Abunahman; “Técnicas na determinação de valores locativos”, pelo engenheiro e ex-presidente do Ibape-SP, Nelson Roberto Pereira Alonso; “Principais Recursos e Mapas Ambientais de Apoio ao LIC”, apresentadas pelo administrador de empresas e gestor ambiental, Antônio Ferrari, e pelo gerente de área de risco socioambiental, Christopher Stephan Wells; “Avaliações Econômicas de Complexos Industriais”, pelo Engenheiro Civil, Celso José Gonçalves; “Análise Envoltória de Dados”, pelo engenheiro civil e mecânico, Antônio Pelli Neto; “Perícias de anomalias executivas”, pelo ex vice-presidente do Crea-RJ, Gilberto Adib Couri e pela ex-diretora do Ibape-RJ e Ibape Nacional, Simone Feigelson Deutsch; “Perícias em fachadas e revestimentos”, pelo engenheiro civil, Otávio Luiz do Nascimento; “Principais parâmetros das Normas de Desempenho das Edificações Residenciais – ABNT NBR 15.575 – Partes 1 a 6”, apresentada pelo engenheiro civil e membro do Ibape-SP e ABNT na elaboração das normas, Paulo Grandiski.

A organização do evento surpreendeu os participantes com intervenções culturais, como a apresentação do músico, humorista, ator e compositor, Tino Gomes.