ÁREA DO ASSOCIADO

Esqueci minha senha

Consulta de Certificados
Emissão de Certificados

Newsletter IBAPE-MG

Cadastre-se e receba novidades sobre cursos, notícias e artigos.

Minas Gerais

Revista Ibape-mg

Notícias

NOTA PÚBLICA - 30/10/2015

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape-MG), a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), alertam sobre risco de deslizamento de terra no Complexo da Rua Sustenido e entorno, no bairro Serra / Santana do Cafezal.

Atendendo à solicitação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), no final de setembro deste ano, engenheiros associados às entidades signatárias visitaram em conjunto, de modo voluntário e independente, o Complexo da Rua Sustenido e entorno. Analisaram ainda relatórios atuais de sondagem do local e confrontaram as informações colhidas em vistoria com outras anteriores, expressas em relatórios da Comdec e Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) datados de 2013. 

Constataram que a situação de risco já apontada, como sinais de movimentação das camadas superficiais de aterro, se potencializou com a intensificação da ocupação desordenada na região, trazendo consigo várias construções erguidas sobre local de solo inadequado, com presença de lixo e entulho, além de realização de obras sem acompanhamento técnico. Alertam ainda que a situação de risco observada tende a se agravar com o inicio das chuvas, podendo afetar mais de 100 famílias.