ÁREA DO ASSOCIADO

Esqueci minha senha

Consulta de Certificados
Emissão de Certificados

Newsletter IBAPE-MG

Cadastre-se e receba novidades sobre cursos, notícias e artigos.

Minas Gerais

Revista Ibape-mg

Notícias

Guias especificam aplicação da NBR 15.575 nos projetos de Habitação de Interesse Social - 13/01/2016

Material elaborado pelo Ministério das Cidades apresenta catálogos de sistemas já ensaiados e aprovados Por Tatiane Mouradian CONSTRUÇÃO MERCADO - Edição 174 - Janeiro/2016

Um marco para o mercado imobiliário, a publicação da NBR 15.575, em 2013, apresentou um novo direcionamento a construtores e projetistas ao estabelecer níveis mínimos de qualidade para as residências. Por outro lado, trouxe também grandes desafios, especialmente para o setor de moradias populares, que trabalha com margens apertadas e se viu obrigado a aprimorar seus projetos. Para auxiliar os empreendedores, o Ministério das Cidades lançou um conjunto de documentos com especificações para atendimento da norma nos projetos de Habitações de Interesse Social (HIS).

A iniciativa inclui também catálogos com uma série de fichas detalhadas de sistemas construtivos com ensaios de desempenho já aprovados, além daqueles que ainda estão em fase de avaliação. O material visa a ajudar o construtor a projetar, contratar e construir, financiado por instituições públicas, utilizando os quesitos da Norma de Desempenho.

 O material é dividido entre os sistemas convencionais e inovadores, totalizando cinco cadernos com suporte para: 1) Especificações de desempenho para HIS; 2) Aplicação da especificação; 3) Recebimento e análise dos projetos, 4) Catálogo de desempenho dos sistemas e 5) Diretrizes e documentos técnicos (veja detalhes no quadro ao lado). O conteúdo foi publicado em novembro e está disponível no site http://app.cidades. gov.br/catalogo. O acesso é gratuito e requer cadastro dos usuários.