AMB e Ibape preparam curso de qualificação de peritos para o atendimento das demandas judiciais
28/03/2025
Objetivo é tornar disponível aos juízes(as) de todo o país, peritos especializados no atendimento das necessidades do processo judicial
A Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia (Ibape) iniciaram tratativas para a formatação de um curso de aperfeiçoamento específico para peritos com o enfoque na prestação de apoio à atividade jurisdicional.
Na terça-feira (25), o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, recebeu o presidente do Ibape, Tercio Cesar de Queiroz Filho. Os dirigentes trataram da formatação do curso e da contribuição da magistratura para a formação de peritos com qualificações específicas para o atendimento judicial.
Tercio de Queiroz Filho disse que o objetivo é atuar para que haja uma aproximação e uma integração entre os peritos e os magistrados em esforços direcionados a agilizar processos, otimizar prazos e desafogar o Judiciário. “A ideia é dar velocidade aos procedimentos da Justiça e integrar o perito para que ele possa entender a temática judicial”, comentou.
O coordenador da Justiça Federal, Anderson Furlan, explicou que o curso será montado conjuntamente pela AMB, Ibape, Escola da Magistratura Federal (Esmafe) e Escola da Magistratura do Paraná (Emap). O objetivo, informou, é conferir uma espécie de selo ou de certificado ao perito participante de forma que os magistrados, ao analisarem as opções de perito para determinadas demandas judiciais, tenham a opção de selecionar um profissional com preparo específico para o atendimento das demandas judiciais.
“Será um curso com uma certificação que mostrará que o perito passou por essa qualificação específica. E os juízes, em suas comarcas, saberão que há a opção de serem requisitados peritos que possuem esse selo, essa certificação da AMB, Ibape, Esmafe e Emap”, informou o juiz federal.
A partir dessas tratativas iniciais, as entidades irão avançar na formatação do curso de alcance nacional.
(Ascom/AMB)
Fonte: Associação dos Magistrados Brasileiros www.amb.com.br